Quem sou eu

Minha foto
Tenho 32 anos, enfermeira formada desde início de 2007. Trabalho na Estratégia Saúde da Família (como enfermeira da equipe 28/ Região Oeste de Goiânia - Goiás).Sou uma eterna apaixonada em Deus e devota a Nossa Senhora, pelo meu marido (um grande homem), minha família e minha cachorrinha amorosa. Em segundo plano tenho um super queda pelo artesanato (onde tenho interesse especial pelo Quilling, scrap, punch art... que adoro de paixão), a fotografia, musicas, filmes e livros (muitos, muitos livros para passar um tempo viajando e imaginando)... Meu maior sonho hoje é ser MÃE.

sábado, 16 de julho de 2011

Passo a passo - Decoupagem em latas de leite

 Como prometido estou postando o Passo a passo do trabalho feito no dia 13 de julho no grupo de trabalhos manuais para que as participantes tenha como relembrar todo o processo. Espero que gostem e que aproveite bastante agora para reaproveitar as latas de leite que iriam para o lixo. Dessa forma o meio ambiente agradecerá.


Materiais utilizados:
  1. Latas de leite utilizadas  (ninho, nan, nestogenio, etc). OBS: as latas lisas (sem ondulações) dá um efeito melhor no trabalho);
  2. Cola cascorez;
  3. Água;
  4. Tesoura;
  5. Papel paraná;
  6. Compasso;
  7. Régua;
  8. Guardanapo decorativo;
  9. Tinta PVA branca;
  10. Massa de biscuit ou puxador de MDF/Madeira;
  11. lixa de parede;
  12. Pinceis
  13. Verniz com brilho;
  14. Tinta colorida (sua preferencia).

1. Primeiro passo é lavar a lata e secar bem. Se caso a lata tiver como retirar o rótulo é o indicado. Se for pintura iremos cobrir tudo com a tinta PVA


Fazendo a tampa da lata

 2. Medir o diametro da lata com uma régua.

 3. Medir o compasso até a metade do diametro verificado anteriormente.


4. Riscar no papel paraná 2 círculos.

 5. Caso fique grande poderá ser lixado as bordas até inserir perfeitamente da abertura da lata;

 6. Recorte os dois círculos;



 7. Passe a cola carcorez em uma das faces e cole um círculo no outro. Como o papel paraná não tem uma espessura os suficiente grossa para deixar a tampa firme... seria bom usar dois círculos.

 8. Cole bem um círculo no outro. Se achar necessário coloque um peso em cima para que não fique torto e fique bem plano.
 9. em seguida passe uma demão de tinta PVA apos lixar as bordas da tampa;

 10. Na parte superior da tampa, antes de passar a demão de tinta PVA branca, coloque uma bolinha de massa de biscuit ou um puxador de madeira / MDF. Em seguida passe a tinta PVA.

11. Pinte a tampa da cor que achar melhor. Lembrando que lixando antes de pintar o acabamento ficaria melhor. Deixe secar por 30minutos e em seguida passe outra demão de tinta colorida

Decoupagem em lata de leite


 1. Passe duas vezes a tinta PVA branca na lata, ou caso tenha alguma pintura, até cobrir todas as letras ou imagens

 2. Diluir a cola cascorez em água. A cola tem que estar bem  homogenea e fina para que não prejudique a colagem do guardanapo;


 3. Tire a parte trabalhada do guardanapo. O guardanapo tem 3 camadas de papel.... dessa forma terá que retirar as outras 2 camadas abaixo da figura.


 4. Passe com pincel a cola diluida na lata e em seguida cubra-a com o guardanapo (cortá-lo antes para que fique aproxidamente do tamanho da lata, pode sobrar um pouco). Não passe a mão pois voce pode rasga-lo. Espere.
 5. Coloque a lata dentro de um saco plástico e em seguida alise toda a lata com um tecido de forma que deixe o guardanapo bem colado e sem rugas. A sacola evita de rasgar o guardanapo e o trabalho fica bem feito.

 6. Deixe sercar bem...
 7. Caso não passe cola em toda a extensão da lata pode ficar fofo ou enrugado.. se isso acontecer voce pode molhar o pincel na cola e pressionar o guardanapo.


 8. Corte um circulo no guardanapo e cole da mesma forma no fundo da lata.

 9. Quando secar bem voce irá lixar as bordas que estão sobrando para dar o acabamento, de leve, para não estragar o trabalho.
 10. Envernize a lata. E deixe secar...

14 comentários:

  1. Que lindoooooooooooooooooo!!!! As latas ficam lindas recicladas viu!! Parabéns o PAP ficou uma gracinha!! Beijos...

    ResponderExcluir
  2. Ola, estou conhecendo seu blog agora e amei, amo decoupage em latas, mas tenho uma dúvida , a tampa que vc usou foi a mesma da lata (tampa de plastico)
    vou te aguardar
    obrigada
    margareth

    ResponderExcluir
  3. Olá, amei o seu blog e já vou te seguir. Ficarei feliz em vê-la tmb no meu cantinho http://fatimartes.blogspot.com
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Olá!É um prazer conhecer seu cantinho e prestigiar seu trabalho!Estou fazendo decoupage e saí fazendo pesquisas,assim "estou aqui"...parabéns por RECICLAR!!!Precisamos mais e mais de adeptos à proteger o Meio Ambiente!Bjs

    ResponderExcluir
  5. Obrigada a todas pelo carinho... e volte sempre...

    ResponderExcluir
  6. Adorei essa técnica do guardanapo!!!Ficou linda!!Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Respostas
    1. Amei seu trabalho, parabéns! Gosto demais de pintura em vidro e em latas. Meu beijo carinhoso.Ariadne - São Luis-MA

      Excluir
  8. Boa noite, vc poderia me dizer se com latão de leite de vaca é o mesmo procedimento?
    Amei seu trabalho ficou muito lindo, quero tentar fazer no latão de leite que eu trouxe do meu sítio.

    Obt

    ResponderExcluir